terça-feira, 25 de agosto de 2009

Como educar um gato

Gosta de gatos?? SIM?? Mas, seu gato é uma pestinha?? Então vamos educa-lo oras!!
Em primeiro lugar, um gato não é um cachorro. Parece óbvio, certo, mas muitas vezes nós esquecemos que eles são espécies diferentes e que não tem o mesmo tipo de comportamento. Portanto, a educação de um gato será completamente diferente da de um cachorro. Não si esqueça!!
Quando um cachorro faz alguma coisa errada e é castigado, repreendido, ele vai aprendendo e aos poucos deixará de ter aquela atitude, além de que a pessoa que o educa será considerada por ele como a líder da matilha. Mas, no entanto, os gatos não vivem em matilhas, são independentes e por isso não adianta educá-lo a base de castigo pois com isso só vai conseguir com que ele se afaste e não te dê bola.
Claro que os gatinhos têm que ser ensinados a não arranhar os móveis e nem se pendurar nas cortinas, mas isto terá que ser feito da seguinte maneira: nunca o pegue quando ele estiver fazendo algo que você não quer, jogue por exemplo uma bola ou qualquer outro joguinho para que ele perca o interesse pela travessura que estiver fazendo. Também pode dizer um "não" enérgico e jogar um pouco de água na sua cara. ( um poukinho em, não vai si empolgar Hehe )
Quando são pequenos, os gatinhos costumam morder os irmãos para adquirir capacidades de caça e fará o mesmo com você, portanto terá que ensiná-lo a não morder.
Quando ele fizer isto, faça um barulho agudo para que ele entenda que fez uma coisa ruim e ao memso tempo belisque-o até que ele reclame para que saiba que fez algo mal e que não é para ficar mordendo.
Lembre-se que para educar um gato é preciso ter paciência e perseverança e que ele nunca vai reagir com um cachorro. Eles são mais delicados e requer mais atenção!!
Bom gente então é isso, aproveitem essas dicas ;D

2 comentários:

  1. Pois é. Estou a tentar educar o meu gatinho. É um pestinha! Faz muitas asneiras e é muito barulhento!! Mas pelo menos sabe ir ao caixote desde que veio para casa!! Boas dicas. Obrigad

    ResponderExcluir
  2. Tenho 2 gatos (um casal) e agora o céu esta sendo o limite pra eles, e minha paciencia nao esta dando conta, pois eles sobem em pias, mesas, rack e sai procurando dicas pra ver o que posso fazer com eles, e vi que as suas dicas podem me ajudar muito!!! Obriaga!!

    ResponderExcluir