quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O vampiro: um mito que muda



Ninguém duvida que os vampiros estão na moda. Graças ao cinema e à televisão estes seres fantásticos ficaram famosos. Mas quando nasceu o primeiro vampiro?

Desde os primórdios da humanidade existe o medo da morte e a incerteza do quenos espera no além, o que fez com que exista um fascínio pelo tema da imortalidade. Egípcios, gregos e romanos já falavam de criaturas que se alimentavam do sangue dos vivos.
Vlad Tapes é o personagem histórico que inspirou a figura literária de Drácula. Vlad era um nobre que viveu na Idade Média e governou a região de Valáquia (atual Romênia). Este nobre pertencia a ordem militar "do dragão", daí o sobrenome "Draculea" de Vlad (Draculea significa dragão) e daí o nome do Drácula. O escritor irlandés Bram Stoker baseou-se neste personagem real para criar o Drácula, que é a origem dos vampiros literários e cinematográficos atuais.
O vampiro tradicional tem características que vão variando segundo as adaptações literárias do mito. Não se refletem em espelhos porque não tem alma; e também não toleram a luz do sol e se caminharem de dia, explodem. Tampouco suprotam os símbolos religiosos pois são considerados filhos do diabo.
Mas,atualmente tudo isto mudou, os vampiros podem sair de dia (Crepúsculo) e podem conviver com pessoas (True Blood). Eles passaram de seres condenados, depreciáveis e terríveis para seres sobrenaturais, bons e capazes de se adaptarem à vida entre os humanos.


Um comentário:

  1. Para tuuuuuuuuuuudo e xama a Nasa!! Teu blog tá d+! se quiser visita meu blog o gabirocklover.blogspot.com!

    ResponderExcluir